Com um concerto de música clássica e popular, nesta quarta (14/1), às 20h, no Teatro Levino de Alcântara, tem início a 37ª edição do Curso Internacional de Verão (Civebra) promovido pela Escola de Música de Brasília . A partir de amanhã e até o dia 29 próximo, 460 alunos e 44 professores estarão envolvidos com intensa programação que inclui aulas nos períodos matutino e vespertino, a apresentações diversas na parte da noite.

O evento, cuja realização esteve ameaçada, é tido como o mais tradicional, no gênero, em todo o país, e tem como uma das características o fato de todas as atividades serem gratuitas — inclusive alojamento e alimentação para os participantes que vêm de várias regiões do país e do exterior. “Nesta edição, 260 alunos vieram de outros estados, enquanto 200 são residentes no Distrito Federal”, informa o professor Airton Pisco, coordenador-geral do curso.

Ele conta que os alunos estão matriculados nas 38 disciplinas oferecidas, nas áreas erudita e popular. “Durante o transcorrer do Civebra, além dos ensinamentos recebidos nas aulas e na troca de informações e experiências, muitos deles vão se reunir em grupos para participarem de shows, recitais e concertos, nos teatros Levino de Alcântara e Carlos Galvão. O encerramento da programação, no dia 29, será com a ópera Gianni Schicci, de Giacomo Puccini”.

Hoje, às 20h, professores da EMB e músicos convidados se juntam na orquestra de câmara que vai tocar no Concerto de abertura. Sob a regência do maestro Felipe Ayala (foto), o conjunto interpreta as peças Concerto para oboé e orquestra, de Wolfgang Amadeus Mozart, tendo como solista Joel Gisinger; e Pequena fantasia para violino e orquestra, de Raimundo Nilton, que atua também como solista.

Serviço

CURSO INTERNACIONAL DE VERÃO

Concerto de abertura hoje, às 20h, no Teatro Levino de Alcântara da Escola de Música de Brasília (Quadra 602/L2 Sul). Entrada Franca. Classificação Indicativa Livre

Matéria de IRLAM ROCHA LIMA

Fonte: Correio Braziliense – http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/diversao-e-arte/2015/01/14/interna_diversao_arte,466218/37-edicao-do-curso-de-verao-da-escola-de-musica-comeca-nesta-quarta-feira.shtml