ASMPF NA LUTA CONTRA O CÂNCER DE MAMA

ASMPF NA LUTA CONTRA O CÂNCER DE MAMA

Abraçando a campanha Outubro Rosa, a Associação dos Servidores do Ministério Público Federal (ASMPF) apresenta orientação para detectar e prevenir o câncer de mama.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer ─ligado ao Ministério da Saúde─ as estimativas de incidência de câncer de mama para o ano de 2019 são de 59.700 novos casos. Em 2016, ocorreram 16.069 mortes de mulheres por câncer de mama no país.

Diante disto, a prevenção e o tratamento imediato, após o diagnóstico, aumentam as chances de cura da paciente.

O CÂNCER DE MAMA

O que é?

O Câncer de Mama caracteriza-se pela alteração das glândulas mamárias, que perdem a capacidade de controlar a divisão celular, dividindo-se indefinidamente até a formarem aglomerados de células (nódulos e caroços).

Quais os sinais de alerta?

  • Alteração no formato da mama;
  • Feridas ao redor do mamilo;
  • Mudanças de cor ou espessura da pele, da auréola ou mamilo;
  • Caroços, massa, endurecimento das mamas ou axilas;
  • Secreção nos mamilos de sangue, pus ou leite.

Prevenção

 Realizar o exame clínico, ecografia mamária ou mamografia quando solicitada pelo médico. Além disso, o autoexame pode ajudar.

O autoexame ─tocar os seios de forma suave─ pode ser feito durante o banho, frete ao espelho ou deitada. Durante o processo, observe a existência de rugosidade (mudança de textura da pele), aperte os mamilos levemente procurando secreções e faça movimentos circulares ao redor da mama para detectar nódulos ou caroços. 

Ao detectar  um dos sinais procure o médico.

 

ASMPF

JUNTAS SOMOS MAIS FORTES 

 

Deixe uma resposta