
Na sexta-feira (14), em homenagem ao Dia Nacional do Ministério Público, foi inaugurado o Novo Memorial do MPF, na Procuradoria-Geral da República. O evento contou com a participação da Procuradora-Geral da República, Raquel Dodge, a Procuradora-Geral de Justiça do Distrito Federal e Territórios, Fabiana Costa Oliveira, o ex-Procurador-Geral da República, Roberto Gurgel, Suely Masala, Presidente da ASMPF, Joanildo Santiago, Tesoureiro da ASMPF, membros e servidores do MPF, diplomatas, e Marisa e Roberta Viegas, filhas do Procurador da República Pedro Jorge de Melo, homenageado durante a cerimônia. O Procurador foi assassinado durante as investigações do Escândalo da Mandioca (1980), na qual era responsável, em 1982.

“Desse trágico episódio nasceu a certeza de que as ameaças feitas a cada um de nós não calam os demais, porque outros o sucederão no ofício”, afirmou, Raquel Dodge. No auditório do memorial que leva o nome do Procurador parte da exposição permanente é dedicada a ele.
A nova instalação do Memorial do MPF foi construída com o objetivo de dar mais acesso ao público externo. O projeto para o Memorial vai contar com uma Linha do Tempo do Ministério Público Federal, contando a história da instituição, seja com documentos, fotos ou relatos. Além disso, as unidades do MPF também terão linhas do tempo próprias. O Projeto MPF Cidadão 30 Anos, que visa combater crimes e a proteção aos Direitos Humanos, faz parte do memorial, com uma exposição dedicada a ele.

Em homenagem ao Memorial o Presidente da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, General Juarez Aparecido de Paula entregou a Raquel Dodge o selo e carimbo temático “Memorial – Nossa História em Movimento”. Após a entrega, o coral da PPR1 se apresentou sob a regência de Wanderley Santos.
O Novo Memorial do MPF é Digital e interativo e possui cerca de 300 m² divididos em oito áreas. Está localizado no térreo do bloco C da sede da PGR. O Memorial MPF está aberto ao público e contém uma agenda com programas socioeducativos, exposições temporárias e permanentes. O auditório Pedro Jorge, uma sala de exibições, tem capacidade para 50 pessoas.
ASMPF
JUNTOS SOMOS MAIS FORTES