A Associação dos Servidores do Ministério Público Federal (ASMPF) foi fundada em 1982. Entre seus objetivos estão, o congraçamento dos servidores, seus familiares, e a busca de condições que levem à melhoria da qualidade de vida, seja no ambiente de trabalho, na família e no convívio social.


CONQUISTAS

O Ministério Público fazia parte da estrutura do Ministério da Justiça. No decorrer do processo de consolidação do MPU houve necessidade de formação de uma entidade para congregação dos servidores e foi assim que nasceu a ASMPF.

A nossa associação é uma das entidades representativas mais tradicionais do Ministério Público da União, somado junto com a categoria, uma série de vitórias:

- Primeiro Plano de Carreira do Ministério Público da União (Lei 8.628/93) e os demais Planos de Cargos e Salários;

- As gratificações de 28,5%, 17%;

- As movimentações extraordinárias;

- Os 28,86% e 11,98%;

- A redução da Jornada de Trabalho;

- Para discutir o PCS do MPU foi realizado o Seminário e Encontro dos Servidores em 2005, em conjunto com outras entidades representativas, também em Brasília;

- Realização de dois debates entre os candidatos ao cargo de Procurador Geral da República, momento em que a sociedade civil organizada teve a oportunidade de argüir aos candidatos, questões de interesses nacionais;

- Apoio e patrocínios diversos eventos de iniciativa dos Servidores e da Instituição, realizou confraternizações, além de possuir uma rede de convênios;

- A última conquista da ASMPF foi a aprovação do crédito imobiliário para os servidores.

As entidades representativas dos servidores do Ministério Público da União devem com independência, defender os interesses da categoria, no entanto, devem também assumir o compromisso de defender a manutenção e ampliação das prerrogativas constitucionais da nossa Instituição.


METAS

Em uma época em que a corrupção, a violência e as ameaças ao equilíbrio ambiental estão em pauta, a ASMPF cumpre o seu papel discutindo com os servidores não só os temas específicos da categoria, como a busca da harmonia no ambiente de trabalho e várias outras questões sociais e culturais. Estreitar os laços de incentivo a diferentes correntes de mobilização social também são marcas da sua atuação.

Para garantir um trabalho que contemple atos de cooperação social, a Associação dos Servidores do MPF tem voltado o seu olhar à promoção e fortalecimento de projetos e de mobilizações realizadas não só no ambiente de trabalho, mas em comunidades e instituições carentes. Essa atuação ganha cada vez mais adeptos e destaca a participação de seus representantes estaduais.

As iniciativas não param por aí. Nos comprometemos a continuar agindo pela valorização dos associados e dos servidores de todo o MPU. A ideia é fazer da sua associação uma instituição mais presente em diferentes vertentes, contribuindo não só para a categoria, mas também para a promoção e a defesa dos direitos humanos.


HISTÓRIA

A ASMPF foi fundada em 6 de agosto de 1982, fruto de iniciativa corajosa e pioneira de servidores como Francisco Agrício, Maria Franssinetti, José Carlos, José Araújo, Fernando Homero e Gilson Pimentel. No decorrer dos anos vários outros servidores abraçaram a idéia de fazer do Ministério Público Federal uma ferramenta, cada vez mais forte, na luta pelos direitos dos cidadãos. Foi esse o espírito que marcou o surgimento da entidade.

A ASMPF nasceu em um período em que não era possível a organização sindical dos servidores públicos. Por isso, hoje, mesmo com a existência dos sindicatos nacional e estaduais no âmbito do Ministério Público da União, a ASMPF continua sendo uma referência política.

O crescimento do Ministério Público Federal exige a participação ativa da Associação nas questões de interesse dos servidores. Porém, é preciso deixar claro que as associações de classe, por mais aguerridas que sejam, têm um papel específico que não é o mesmo dos sindicatos.


DIRETORIA

Diretoria Executiva

Presidente: Leilah Ribeiro Garcia

Secretário-Geral – Sebastião P. Santos

Secretário-Geral Adjunto: Geraldo Salvador Gonçalves Guimarães

Tesoureiro: Iuri Euclides da Silva

Tesoureiro Adjunto: João Brito

Diretor de Comunicação e Cultura: Antônio Renato Montes Almeida

Diretora de Comunicação e Cultura Adjunta: Elaine Maria Ferreira Lima

Diretora de Convênios: Cristiane Assunção

Diretor de Convênios Adjunto: Artur Virgínio dos Santos

Diretora Social: Vanda Alencar

Diretor Social Adjunto: Francisco Nilson Aragão Evaristo

Diretora para Assuntos de Aposentadoria: Aparecida dos Santos Silva

Diretora para Assuntos de Aposentadoria Adjunta: Maria da Conceição B. Alves

Diretor de Esportes e Lazer: Roberto Carlos Maciel

Diretor de Esportes e Lazer Adjunto: Ivan Ângelo de Godoi