Palestra sobre prevenção do câncer de mama acontece nesta sexta-feira (20) na PR/SP

O Ministério Público Federal aderiu, mais uma vez, à campanha Outubro Rosa. O objetivo é conscientizar o público interno e a sociedade sobre a prevenção do câncer de mama, chamando a atenção para a importância do autoexame, da realização de consulta ginecológica e da mamografia.

Como já é feito há alguns anos, a fachada do prédio na capital paulista foi iluminada por refletores cor-de-rosa, de forma a sensibilizar quem passa pela Rua Frei Caneca. A mesma ação foi implantada na sede da PGR em Brasília e em diversas Procuradorias pelo país, como a PRR3. O site do MPF e o twitter da PR/SP também ganharam a cor da campanha.

PALESTRA. Como parte das ações de conscientização, nesta sexta-feira, 20 de outubro, será realizada na PR/SP uma palestra sobre a prevenção da doença, com profissionais do Hospital AC Camargo Câncer Center. O evento, promovido pela Associação dos Servidores do MPF/SP, acontece às 14h, no auditório da unidade. Para participar, não é necessário inscrição.

Em parceria com o projeto “Lenços que unem”, a ASMPF-SP também está recebendo doações de lenços para mulheres que estão em tratamento contra o câncer. Os lenços devem ser entregues na sala da associação, no 8º andar. O objetivo é devolver a autoestima e a confiança às pacientes, por meio da solidariedade. O projeto atende mulheres e homens com doações de lenços e bonés de todo o Brasil e exterior. Para conhecer, acesse www.lencosqueunem.com.br.

PRR3. Quem quiser ajudar mulheres que passam pelo tratamento do câncer também pode doar lenços na Procuradoria Regional da República na 3ª Região até o dia 20 de outubro. As doações serão encaminhadas pelo Instituto Quimioterapia e Beleza para milhares de mulheres que enfrentam este difícil momento. Os lenços (novos ou usados, em bom estado) podem ser depositados em caixas localizadas no térreo, no 1º e no 2º subsolo da PRR3, na Av. Brigadeiro Luís Antônio, 2020. Para saber mais sobre o projeto, acesse http://quimioterapiabeleza.com.br.

A programação na Regional contará ainda com a palestra “Outubro Rosa – Câncer com Humor”, na sexta-feira, 20 de outubro. A apresentação da advogada Fabíola Lupo vai abordar de forma leve e bem-humorada o significado do Outubro Rosa e a importância da prevenção do câncer. A palestrante, que venceu a doença, busca, por meio de seu depoimento, incentivar outras mulheres a lutarem e realizarem o tratamento. A palestra acontece no auditório da PRR3, às 16h.

SAIBA MAIS. O movimento Outubro Rosa foi iniciado no final da década de 1990, nos Estados Unidos, e trazido para o Brasil em 2008. O principal objetivo é sensibilizar a população para a realidade do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a cada ano é estimado o surgimento de 57 mil casos no Brasil. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres no país e no mundo, atrás apenas do de pele não melanoma. E também acomete homens, ainda que em percentuais muito baixos, de apenas 1% do total. Relativamente rara antes dos 35 anos, acima desta idade a incidência do câncer de mama cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos.

A detecção da doença em fases iniciais aumenta as chances de tratamento e cura. Além disso, estima-se que o controle de fatores de risco, por meio de um estilo de vida saudável, alimentação equilibrada e prática de atividades físicas, pode reduzir em até 28% o risco de a mulher desenvolver este tipo de câncer.

 

Publicado originalmente na Intranet da Procuradoria da República em São Paulo – Assessoria de Comunicação.