/CANDIDATA A PGR, LUIZA FRISCHEISEN, VISITA ASMPF

CANDIDATA A PGR, LUIZA FRISCHEISEN, VISITA ASMPF

Reunião unificada entre entidades abordou variados temas

A presidente da Associação dos Servidores do Ministério Público Federal (ASMPF) recebeu na manhã desta segunda-feira (27), na sede da associação, a candidata à PGR, a Subprocuradora-Geral da República, Luiza Frischeisen, e diretores de entidades representativas do MPU e Poder Judiciário.

Os representantes de cinco entidades da classe do MPU apresentaram à candidata, temas de alta relevância para os servidores, dentre a pauta, abordou-se as reuniões periódicas das entidades com a Administração; recomposição salarial; implementação da transparência no Plan-Assiste; terceirização e assédio moral.

Abaixo, apresentamos, de forma sintética, as respostas da candidata, concernentes aos pontos apresentados:

Reuniões com a Administração — A Subprocuradora demonstrou favorecimento ao pleito ressaltando que o diálogo com o PGR deve estar presente em todos os ramos. Assim, propõe uma agenda bimestral com as entidades.

Assédio moral — Para Luiza Frischeisen, as ações ao combate do assédio moral devem estender-se aos terceirizados, bem como, atreladas ao Comitê de Equidade de Gênero e Raça do MPU, “Acho que a agenda dos Comitês deve trabalhar em conjunto com as Ouvidorias, fortalecendo as políticas de combate ao assédio moral”, afirmou Frischeisen.

Recomposição Salarial — Em análise do cenário político e econômico do país, a candidata apontou duas diretrizes para a recomposição salarial para membros e servidores do órgão. A primeira, buscando a construção de uma ação conjunta — servidores e membros — para aumentar o percentual de reajuste dentro do orçamento. Outra, propondo um Projeto de Lei de Reaparelhamento do MPF, não implicando no teto do orçamento. O projeto não visaria o aumento, e sim, obter uma fonte de recursos através dos fundos de reaparelhamento, “Isso irá ajudar a termos melhores condições de trabalho, se ele (projeto) estiver ligado à atividade fim efetivamente vai impactar na melhoria de ferramentas eletrônicas, aquisição de ferramentas de melhores softwares, etc.”, disse a Subprocuradora.

Reforma da Previdência (PEC06) —“Há 3 pontos importantes sobre a Reforma: regras de transição, regras de controle de administração e aplicação dos fundos que serão a previdência de quem migrou ou já entrou no novo regime, regras e garantias de pagamento de aposentados e para quem ficou no RPPS”, afirmou Luiza Frischeisen

Transparência no Plan-Assiste — No tocante a cadeira no Conselho Gestor, a Subprocuradora comprometeu-se a estudar o pleito das entidades presentes.

Terceirização — Sobre o ponto apresentado, há uma necessidade de análise nos contratos vigentes com o objetivo de manutenção ou extinção dos mesmos. O que para a Dra. Luiza Frischeisen, implica em uma reestruturação dos setores de atividade meio.

Em resposta, após deliberação, Dra. Luiza Frischeisen está inclinada a manter o diálogo com as entidades a fim de sanar os pontos apresentados.

Termo de compromisso entre as entidades A Subprocuradora recebeu o termo de compromisso contendo os temas debatidos na reunião.  O termo será analisado e posteriormente assinado por Frischeisen.

Representantes das associações e sindicatos presentes à reunião na sede da ASMPF: Suely Masala e Joanildo Santiago (ASMPF); Adriel Gael, Rodolfo Vale, Renato Cantoni e Marcos Fabiano Alves (SINDMPU); João dos Santos Brito (ASCNMP); Elber Ferreira Marques (ASMIP) e Elizabeth Zimermann (ASEMPT).

Luiza Frischeisen é a quinta candidata a PGR que visita a ASMPF e se reúne com entidades de classe na sede da associação, demonstrando o respeito com os servidores do MPU. A ASMPF já recebeu a visita dos candidatos Augusto Aras, Blal Dalloul, Lauro Cardoso, e Paulo Bueno, (confira as notícias clicando nos nomes).

Reforçamos a importância de todos os servidores na participação da Consulta TOP 5 PGR da ASMPF.

Participe da Consulta TOP 5 PGR da ASMPF, que acontecerá entre os dias 29 de maio a 07 de junho, contando com o apoio do SINDJUS e AGEMPU.

ASMPF

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES